A M.P.B. a partir dos anos 70...
Nos anos 70, os maiores nomes da Música Popular Brasileira já vinham dos anos anteriores sobretudo dos anos 60.São artistas que viveram intensamente os eventos os eventos da dé-
cada anterior e alguns deles com episódios de prisão e exílio.
Terminada a Era dos Festivais e a Tropicália deglutida pelos meios de comunicação perdera-se
inclusive pelos impedimentos impostos pelo AI-5. Por força da política cessaram movimentos que acirrassem correntes ou opiniões públicas. A produção musical continuava rica mas pulverizada.
Os compositores voltaram-se para uma reflexão sobre sua própria obra, pesquisando novos caminhos
e temáticas. Chico Buarque utilizava metáforas em suas composições para driblar a censura.Chegou
a criar um compositor hipotético "Julinho de Adelaide" , autor de "Chame o Ladrão" para poder divulgar o seu trabalho. Caetano Veloso e Gilberto Gil que voltaram do exílio na Europa, seguiam
carreiras paralelas. Caetano assumindo o seu lado poeta assinou criações homenageando a alegria,
o prazer, a"beleza pura" e o "luxo para todos".
Gilberto Gil procurou o resgate da negritude buscando o reggae da Jamaica e apresentando-se em
países da África e paralelamente transmitia idéias místicas e pacifistas.
Milton Nascimento, compositor de músicas e letras rebuscadas, voltou-se à recuperação da memória
de Minas Gerais e de sua infância e juventude no grupo denominado "Clube da Esquina"
O CLUBE DA ESQUINA:
Foi um movimento musical que ocorreu em Minas Gerais e que caracterizou uma renovação da MPB
naquele momento. Começa a partir de 1963 quando o cantor e compositor e instrumentista Milton
Nascimento oriundo da cidade de Três Pontas foi morar em Belo Horizonte e lá conheceu os irmãos
Borges e com eles fez amizade. Com Manilton Borges foi tocar no grupo "Evolussamba"
Outro dos irmãos, Márcio Borges, tornou-se letrista de algumas composições de Milton Nascimento
"Novena", "Gira, Girou", "Crença", feitas em 1964.
Lô Borges, o mais novo, ainda criança na época estudava harmonia com o guitarrista Toninho Horta,
em companhia de Beto Guedes, filho do seresteiro Godofredo Guedes, vindo de Montes Claros.
Os meninos admiravam o Beatles e neles inspirados montaram uma banda. Foi o embrião do Clube
da Esquina, com troca de idéias e composições, das quais Milton Nascimento foi o grande articulador.
Em 1966 , Milton tirou o quarto lugar no Festival da Música popular de TV Excelsior de S.P.
cantando "Cidade Vazia" de Baden Powell e Lula Freire e no mesmo ano Elis Regina gravou sua
música denominada "Canção do Sol". Em 1967, Agostinho dos Santos, inscreveu três músicas de Milton Nascimento no Festival Internacional da Canção, as quais foram classificadas, sendo que
"Travessia", feita em parceria com Fernando Brant. ficou em segundo lugar. Milton Nascimento
deslanchou sua carreira também em nível internacional com o disco "Courage" (1968) gravado nos
Estados Unidos com arranjos de Eumir Deodato.
O grupo continuou a crescer com a chegada de novos músicos co Flávio Venturini, Vermelho e Tavinho Moura e Milton gravou o disco "Gerais" com muitas músicas do folclore por ele
recolhidas.. Passaram a presentar-se em shows com LÔ Borges, Beto Guedes e Toninho Horta.
O nome de Clube da Esquina adveio do fato de se reunirem em uma esquina da Rua Divinópolis
com a Rua Paraisópolis para cantar e tocar e violão. O nome foi adotado por um grupo que se
auto denominava uma "irmandade unida no interesse por música, política e uma cachacinha das
boas"
Socialmente pertenciam à classe média e tinham interesse por assuntos culturais e políticos
privilegiando temas sociais em suas composições. O primeiro LP de Clube da Esquina gravado
em 1972 apresentava ao país uma "alquimia sonora gestado pelo grupo mineiro ao qual se agrega-
ram o letrista Ronaldo Bastos e Wagner Tiso e seu grupo musical. Bossa Nova, Betles,Toadas,
Congadas, Choro, Jazz, Folia de Reis e Rock Progressivo foram absorvidos pelo grupo e destas
influências surgiu uma nova música brasileira de apelo universal e grande força política.
Canções como o "Trem Azul" , "Tudo o que você poderia ser", "Nada será como antes"e "Cais
foram o primeiro marco do movimento considerado o mais importante.
(continua)
Veja abaixo dois grandes momentos musicais de Milton Nascimento:
Travessia
Canção da América:
continuamos com outros movimentos em próximas postagens sobre o tema...